Golpe da falsa central de atendimento
Para cair, basta uma ligação e uma história bem-contada.
Seu telefone toca e, do outro lado da linha, a pessoa se apresenta como funcionária de um banco que você é cliente. O golpista, muitas vezes em tom cordial, diz que identificou uma movimentação suspeita para te convencer de que a sua segurança está em risco.
Os argumentos vêm sempre em tom de urgência.
O suposto atendente usa um tom alarmista para avisar sobre tentativas de golpe, como clonagem de cartão, transação não reconhecida, falha em uma operação que precisa ser refeita etc. A partir daí, vai usar seus dados para limpar sua conta ou comprar com seu cartão.
Saiba como se prevenir:
- Nunca compartilhe dados pessoais.
- Desconfie de ligações com pedidos urgentes.
- Cuidado com links maliciosos disfarçados de atualização.
- Lembre-se de que nenhum banco liga para o cliente, pedindo informações pessoais.
- Se estranhar o papo, desligue na hora.
Aconteceu com você?
- Comunique ao seu banco, o quanto antes, pelos canais oficiais de atendimento.
- Bloqueie os serviços financeiros e contas que possam ser acessadas com as informações que você deu.
- Registre uma reclamação junto à empresa envolvida.
- Denuncie a tentativa de golpe às autoridades competentes, como polícia ou órgãos de
proteção ao consumidor.