Golpe da portabilidade
Ninguém merece ter seu salário roubado no dia do pagamento.
Imagina a situação: no dia do salário entrar na conta, todo mundo recebe, menos você. Ao procurar o RH, você descobre que ele foi depositado em uma conta com o seu nome, mas que não é a que você costuma usar.
Trata-se de um crime de estelionato.
Neste tipo de golpe, os fraudadores usam dados e documentos da vítima para criar uma conta em outro banco e pedir a portabilidade de salário, um processo que pode ser feito no próprio aplicativo.
Saiba como se prevenir:
- Proteja suas informações pessoais na internet: não deixe seu celular ou computador ser acessado por estranhos, encerre a sessão sempre que sair do e-mail e das redes sociais, limpe seu histórico de navegação e proteja sua máquina de ataques virtuais.
- Não clique em links suspeitos e nem forneça seus dados.
- Desconfie de mensagens que pedem para você confirmar informações pessoais.
- Acesse o site Registrato, do Banco Central, e monitore as movimentações bancárias feitas em seu nome.
- Muito cuidado com o que você compartilha nas redes sociais, como informações sobre a sua rotina, seu endereço, CPF e senhas.
Caiu em golpe?
- Entre em contato com o banco que fez a transferência do salário e peça o cancelamento da portabilidade.
- Procure a delegacia de polícia mais próxima ou registre um Boletim de Ocorrência Eletrônico, se tiver esta opção no seu estado.
- Explique o que aconteceu ao seu empregador e peça para que interrompam o envio do seu salário para essa conta indevida.
- Notifique o banco receptor para bloquear a conta falsa.